Jasna Hrnčić

Professora associada na Faculdade de Ciências Políticas da Universidade de Belgrado

Resumo

O objeto deste trabalho é a aplicação das constelações familiares de Bert Hellinger no trabalho com clientes, com um foco especial no trabalho com vítimas de violência física e sexual. O objetivo do estudo é apresentar e analisar a aplicação das constelações familiares de Bert Hellinger e seus efeitos, tanto de forma geral no trabalho com clientes, quanto no trabalho com vítimas de violência física e sexual.

É apresentada e discutida a técnica do trabalho em grupo de constelação, baseada na abordagem sistêmica e fenomenológica. São analisados os conceitos teóricos básicos das constelações familiares: dois tipos de consciência, três princípios fundamentais das ordens do amor, bem como os três níveis da alma. Discute-se a maneira de superar as consequências da violência para as vítimas de violência física e incesto por meio da ligação simbólica com o agressor.

Resultados

Avaliações qualitativas e quantitativas mostram efeitos positivos das constelações familiares na resolução de problemas e nas relações interpessoais, tanto dos participantes ativos das constelações, quanto de seus observadores. São necessárias mais pesquisas sistemáticas sobre os efeitos das constelações nas vítimas de violência e estudos comparativos com outras abordagens terapêuticas.

Fique por dentro

Assine nossa newsletter gratuita