Tabela de conteúdo

Resumo

Este artigo — publicado na revista Gruppe. In- teraktion. Organisation. — apresenta uma visão geral sistemática das evidências empíricas atuais sobre a eficácia do método de constelação sistêmica quando aplicado em organizações. Embora o método de constelação sistêmica seja cada vez mais utilizado para coaching de equipes, desenvolvimento organizacional e processos de transformação, entre outros, as evidências científicas sobre a eficácia e a qualidade deste método ainda são escassas. Isso pode dificultar a implementação mais ampla de uma abordagem potencialmente útil. Ao todo, dez bases de dados eletrônicas foram pesquisadas até janeiro de 2020. Foram incluídos vários idiomas, desenhos qualitativos e quantitativos, e literatura acadêmica e cinzenta.

Resultados

A pesquisa resultou na identificação de 79 publicações potencialmente relevantes, das quais sete eram estudos prospectivos e 13 eram estudos retrospectivos de eficácia em termos de resultados organizacionais. Apenas dois dos sete estudos prospectivos usaram um desenho controlado. Esta revisão conclui que as evidências empíricas sobre o método de constelação organizacional sistêmica apontam para uma intervenção potencialmente eficaz no contexto organizacional. No entanto, é muito cedo para tirar conclusões definitivas, pois o número de estudos foi pequeno e a qualidade dos estudos foi baixa em geral. A presente revisão sistemática resume a literatura sobre o método de constelação sistêmica aplicada em organizações. Oferece aos coaches e consultores insights sobre o método de uma perspectiva científica e descreve os potenciais mecanismos de ação em relação à intervenção. Os resultados da revisão fornecem uma base sólida para futuras pesquisas e indicam direções para novos estudos que apoiem a melhoria da qualidade e nos ajudem a entender melhor os fatores que influenciam a eficácia.

Salome Scholtens1
Carla Petroll2
Carlos Rivas3
Joke Fleer1
Barna Konkolÿ Thege4,5
1 – Department of Health Sciences, Section Health Psychology, University Medical Center Groningen, University of Groningen, PO Box 1, 9700 AD Groningen, Países Baixos
2 – Department of Psychology, University of Hamburg, Hamburgo, Alemanha
3 – Division of Philosophy, Art, and Critical Thought, European Graduate School, Leuk-Stadt, Suíça
4 – Waypoint Centre for Mental Health Care, Waypoint Research Institute, Penetanguishene, Ontário, Canadá
5 – Department of Psychiatry, University of Toronto, Toronto, Ontário, Canadá

Fique por dentro

Assine nossa newsletter gratuita