Tabela de conteúdo

Terapeuta alemão é um dos pioneiros da abordagem criada por Bert Hellinger. “Evento fortalece nosso conhecimento, estudo e conteúdo. Isso é o que buscamos”, destaca vice-presidente do CECS, Dagmar Ramos

O Centro de Excelência em Constelações Sistêmicas (CECS) realizou, neste sábado (19/10) o terceiro de quatro encontros virtuais com o terapeuta alemão Jakob Schneider, um dos pioneiros da abordagem. A apresentação foi transmitida ao vivo pelo Zoom com exclusividade para inscritos. A tradução ficou a cargo da psicanalista clínica Susanne Dinger.

Na saudação ao terapeuta alemão, a vice-presidente do CECS, Dagmar Ramos, afirmou que “a presença de Jakob Schneider realmente nos estimula a estudar e a aprofundar cada vez mais a temática das Constelações”. Ela fez um agradecimento “a todos por estarem aqui, um evento que fortalece o nosso conhecimento, estudo e conteúdo. Isso é o que buscamos. É o propósito do nosso Centro”.

“Nós somos um coletivo de profissionais comprometidos com a atualização contínua, o estudo e o aprofundamento”, disse a atriz, escritora e diretora de Comunicação do CECS, Ingra Lyberato, ao fazer a abertura do evento.

“Estamos no campo da instrução sistêmica e muito focados no conhecimento. Também temos um grupo de estudos facilitado por Maria Rita Pecucci e Solange Rolla. Na atualidade, nos dedicamos ao livro ‘A Prática das Constelações Familiares’, de Jakob Schneider”, informou.

Ingra Lyberato fez agradecimentos especiais aos diretores do CECS Solange Rolla (Eventos) e Ricardo Mendes (Relações Internacionais), e à psicanalista clínica e facilitadora de Constelações Sistêmicas com mais de 25 anos de experiência, Susanne Dinger, que voluntariamente assumiu a tarefa de fazer a tradução consecutiva “e o faz com muita maestria e delicadeza”, observou.

Para aqueles interessados que não puderam participar dos três encontros ou que desejem assistir novamente, as gravações estão disponíveis para os inscritos.

Evolução

O terceiro evento aprofundou a linha de discussões que explora a evolução da abordagem no contexto contemporâneo. O tema foi ‘A Constelação entre questões metodológicas e a experiência do espírito’.

Jakob Schneider também desenvolveu reflexões sobre a prática das constelações e os elementos fundamentais para sua eficácia, ao ressaltar a importância de uma conexão verdadeira entre constelador e cliente.

Ele destacou que o ponto de partida de qualquer constelação é um pedido forte e bem definido. Afirmou que, muitas vezes, o cliente chega com uma questão clara, mas sem a força emocional necessária para que o trabalho seja eficaz.

Outra questão levantada pelo terapeuta é a quantidade de informações necessárias para iniciar uma constelação. Segundo Schneider, embora seja fundamental ter clareza sobre o conflito inicial — seja ele familiar ou de relacionamento —, grande parte das informações surge durante o processo. Para ele, o constelador deve estar atento ao equilíbrio entre o que é fornecido no início e o que emerge naturalmente, sem que isso diminua a força do momento.

Metodologicamente, Schneider segue a tradição da Constelação Familiar clássica, na qual o cliente define sua questão e seleciona os representantes, que são posicionados de acordo com suas percepções internas. No entanto, ele também ressaltou a importância da presença ativa do constelador, que deve observar atentamente os movimentos dos representantes e sentir o momento adequado para intervir. “A tarefa é me sintonizar com tudo isso, verificar se faz sentido ou não”, explicou.

Em outro momento, Schneider frisou que o trabalho de constelação tem como objetivo proporcionar uma nova perspectiva ao cliente, ao permitir que ele se reconecte com seu sistema familiar e, ao mesmo tempo, libere-se de padrões limitantes.

“Quando a constelação atinge o ponto alto de força e percepção, é o momento de encerrá-la”, concluiu, ao apontar que, mesmo que a clareza total não seja alcançada, a força sentida pelo cliente é um indicador de que o processo foi bem-sucedido.

Participantes durante o terceiro de uma série de quatro encontros virtuais com o renomado terapeuta alemão Jakob Schneider promovido pelo Centro de Excelência em Constelações Sistêmicas (CECS)

O terapeuta alemão Jakob Schneider, um dos pioneiros da abordagem de Constelações Sistêmicas, durante o terceiros de quatro encontros virtuais promovidos pelo CECS

O terapeuta alemão Jakob Schneider, um dos pioneiros da abordagem de Constelações Sistêmicas, durante o terceiros de quatro encontros virtuais promovidos pelo CECS

Centro de Excelência em Constelações Sistêmicas (CECS) – Assessoria de Comunicação – Contato para informações e entrevistas: (62) 9-8144-7372 (WhatsApp)

Fique por dentro

Assine nossa newsletter gratuita