Evento promovido por instituições científicas internacionais reúne delegações de 70 países e marca lançamento da Estratégia da OMS para a Medicina Tradicional 2025–2034. CECS atua com seis representantes dentro da missão institucional de contribuir para reconhecimento científico, ético e pedagógico das Constelações como abordagem complementar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)
O Centro de Excelência em Constelações Sistêmicas (CECS) participa do 3º Congresso Mundial de Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa (WCTCIM) em curso no Rio de Janeiro até o dia 18 de outubro. O evento reúne pesquisadores, profissionais de saúde, gestores e formuladores de políticas públicas de 70 países para refletir sobre soluções inovadoras no enfrentamento dos desafios contemporâneos, resgatar as práticas tradicionais da saúde e sistematizá-las para trabalhos científicos.
O evento é co-organizado pelo Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (Cabsin), pela European Society of Integrative Medicine (Esim) e pela International Society for Traditional, Complementary & Integrative Medicine Research (ISCMR).
A edição de 2025 coincide com o lançamento da Estratégia da Organização Mundial da Saúde para a Medicina Tradicional 2025–2034, além de celebrar o Dia Mundial da Medicina Tradicional, instituído em 1991 pela OMS.
A presença do CECS reforça as articulações científicas e estratégicas voltadas ao fortalecimento das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) no Brasil, avalia a presidente da instituição, Dagmar Ramos.
O CECS está representado no evento pelo vice-presidente Ricardo Mendes (Relações Internacionais) e outros cinco dirigentes: Roseny Flávia Martins (diretora Científica), Yolanda Freire (Fundamentos e Estruturação Teórica das Constelações), Suzana Wayand Dias (Estruturação Acadêmica e Qualificação de Facilitadores), Alzira Cristina da Silva (Ética) e Rosângela Ferreira (Eventos).
O CECS integra o congresso dentro da missão institucional de contribuir para o reconhecimento científico, ético e pedagógico das Constelações Sistêmicas como abordagem complementar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
A entidade atua na defesa de sua aplicabilidade como ferramenta de cuidado integral voltada à prevenção de adoecimentos recorrentes, à resolução de conflitos familiares e ao enfrentamento de padrões psicossociais crônicos, especialmente em contextos de atenção primária à saúde e saúde mental.
Realizado em formato híbrido, o congresso combina sessões presenciais e transmissões on-line, o que amplia o alcance internacional da discussão. Atividades culturais e práticas integrativas compõem a programação e reforçam o compromisso com um modelo de cuidado mais amplo, humanizado e centrado na pessoa.
A Constelação Familiar foi oficialmente incorporada à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde por meio da Portaria nº 702/2018 do Ministério da Saúde, o que a integra formalmente ao rol das Pics reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O CECS, neste contexto, atua na produção de conhecimento, formação e articulação institucional da abordagem.
A delegação do CECS tem como missão, no congresso, ampliar a visão sobre a Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa com as suas delegações de cinco regiões, dialogar com lideranças científicas nacionais e internacionais, compreender os avanços metodológicos para esta área da saúde, apresentar avanços metodológicos e consolidar a inserção das práticas de Constelações Sistêmicas no campo da saúde integrativa.
Composição da delegação CECS
■ Ricardo Mendes – Vice-presidente e diretor de Relações Internacionais do CECS. Economista, autor, pós-graduado em marketing e arteterapeuta. Atua na difusão internacional das Constelações Sistêmicas e na articulação com instituições acadêmicas.
■ Roseny Flávia Martins – Diretora científica do CECS. Fisioterapeuta, pesquisadora com título de PhD, autora e especialista em violência doméstica e saúde da mulher. Coordena a produção científica institucional.
■ Yolanda Freire – Diretora de Fundamentos e Estruturação Teórica das Constelações. Psicóloga clínica, mestre em Psicologia Social e da Personalidade, com especialização em Psicologia Junguiana. Coordena a Clínica Social de Psicologia da SBS-OPJ/RJ e integra o colegiado do Instituto Iniciático da Consciência (IIC DEP-SP).
■ Suzana Wayand Dias – Diretora de Estruturação Acadêmica e Qualificação de Facilitadores. Doutora em Administração e Economia das Organizações, mestre em Administração das Organizações, farmacêutica industrial e professora na área de negociação e mediadora.
■ Alzira Cristina da Silva – Diretora de Ética do CECS. Psicóloga clínica, professora universitária, especialista em Docência na Educação Superior e coordenadora do Instituto IAC.
■ Rosângela Ferreira – Diretora de Eventos do CECS. Historiadora, jornalista e psicanalista. Possui maestria internacional em Neuropsicologia Clínica e mestrado em Administração. Atua na organização de congressos, encontros e seminários científicos.

O Centro de Excelência em Constelações Sistêmicas (CECS) participa do 3º Congresso Mundial de Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa (WCTCIM) em curso no Rio de Janeiro até o dia 18 de outubro: instituição está representada por seis diretores
Centro de Excelência em Constelações Sistêmicas (CECS) – Assessoria de Comunicação – Contato para informações e entrevistas: (62) 9-8271-3500 (WhatsApp)



