Tabela de conteúdo

Dagmar Ramos destaca lutas em defesa das Constelações e celebra união de entidades durante abertura do 3º Congresso do IBCF

A convite do Instituto Brasileiro de Consteladores Familiares, presidente do CECS, em mensagem on-line, atualizou as mobilizações em Brasília para frear atividades do Grupo de Trabalho constituído no âmbito do Conselho Nacional de Direitos Humanos em mais uma tentativa de deslegitimar as Constelações no Brasil. Ela ressaltou a união das três entidades que atuam na área e defendeu a força transformadora do legado de Bert Hellinger. “Quando estamos juntos, criamos um campo de proteção poderoso”, afirmou. Líder do IBCF, Inácio Junqueira pontuou que a abordagem “é viva, dinâmica e está em constante aprimoramento”

A presidente do Centro de Excelência em Constelações Sistêmicas (CECS), médica e psicoterapeuta Dagmar Ramos, marcou presença nesta sexta-feira (29/08) durante abertura do 3º Congresso de Constelação Familiar, promovido pelo Instituto Brasileiro de Consteladores Familiares (IBCF), em São Paulo.

Em mensagem on-line, Dagmar Ramos saudou os participantes do congresso e relatou as recentes mobilizações em Brasília em defesa das Constelações diante da resolução nº 06/2025, do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), que instituiu um Grupo de Trabalho (GT) sem representantes das entidades da área.

Segundo Dagmar Ramos, o GT tinha como objetivo excluir de forma arbitrária a presença das Constelações nos serviços públicos, sob o argumento de que a prática seria inadequada para o enfrentamento da violência doméstica.

“Conseguimos frear esse processo dentro do próprio Conselho. O GT estava sendo conduzido de forma viciada, com interesses de grupos que não reconhecem a força das práticas integrativas”, pontuou Dagmar Ramos.

Ela avalia que a união das três entidades [Associação Brasileira de Consteladores Sistêmicos (ABC), Instituto Brasileiro de Consteladores Familiares (IBCF) e Centro de Excelência em Constelações Sistêmicas (CECS)] neste momento consegue frear mais esse movimento contra a abordagem. “Essa vitória mostra que, quando estamos juntos, criamos um campo de proteção poderoso”, afirmou.

Defesa do legado

Dagmar ressaltou que os ataques não são novos, mas refletem resistência à abordagem criada por Bert Hellinger.

“Há uma política deliberada de desqualificar um trabalho que já transformou milhares de vidas em todo o mundo. Tentam tachar as Constelações como uma prática que fere direitos humanos, quando na verdade o que trazem é paz e reconciliação”, disse Dagmar Ramos em sua mensagem.

“Somos guardiões desse legado e precisamos defendê-lo com coragem, porque ele impacta não apenas o campo jurídico, mas também a medicina, a psicologia, a psiquiatria e tantas outras áreas do conhecimento humano”, ressaltou a presidente do CECS.

Dagmar Ramos lembrou ainda que o movimento de união institucional é recente, mas já produz efeitos visíveis. Ela citou a jornada empreendida pela entidade que preside.

“Estamos há menos de dois anos à frente do CECS e já conseguimos mobilizar entidades históricas para caminhar juntas. Esse é um passo fundamental para dar voz ao campo das Constelações diante de ataques infundados e de interesses que não têm compromisso com o bem-estar social”, concluiu.

Voz do IBCF

A participação de Dagmar Ramos no congresso ocorreu a convite do presidente do IBCF, Inácio Junqueira. Ao saudar a convidada, ele ressaltou o caráter institucional do encontro e a importância de reforçar a imagem das Constelações diante de desafios externos.

“Nosso trabalho é mudar a forma como as Constelações Familiares são vistas no Brasil. Queremos acolher quem chega agora, apoiar quem já caminha há décadas e mostrar que essa abordagem é viva, dinâmica e está em constante aprimoramento. Cada congresso é um marco para fortalecer nossa comunidade e reafirmar nossa legitimidade”, pontuou Inácio Junqueira.

Ele destacou ainda que a força das associações está em sua união: “O IBCF sempre será um espaço democrático, que dá voz a diferentes entidades e que defende a liberdade de escolha das pessoas em buscar práticas que tragam clareza, pertencimento e propósito.”

O Congresso

O 3º Congresso de Constelação Familiar IBCF reúne participantes em 29 e 30 de agosto, na Mansão Hasbaya, em São Paulo, com transmissão ao vivo para todo o país. A programação inclui dois dias de palestras, vivências e práticas, com foco em ampliar a visão sobre as relações humanas e aprofundar o conhecimento sobre a abordagem.

Fique por dentro

Assine nossa newsletter gratuita