Em um estudo controlado randomizado (ECR) anterior, a eficácia a curto prazo dos Seminários de Constelação Familiar (SCFs) em uma amostra da população geralfoi demonstrada.Neste artigo, examinamos a estabilidade dos efeitos a médio e longo prazos, de um acompanhamento de 8 e 12 meses.
Os participantes foram 104 adultos (média de idade = 47 anos; DP = 9; 84% mulheres) que fizeram parte do grupo de intervenção no ECR original (SCFs de 3 dias; 64 participantes ativos e 40 participantes observadores). Os SCFs foram realizados de acordo com manuais. Previu-se que os SCFs melhorariam o funcionamento psicológico (Questionário de Resultados OQ-45.2) no acompanhamento de 8 e 12 meses. Além disso, avaliamos os efeitos dos SCFs no sofrimento psicológico, incongruência motivacional, experiência dos indivíduos em seus sistemas sociais pessoais e alcance geral de objetivos.
Resultados
Os participantes mostraram uma melhora significativa no funcionamento psicológico (d = 0.41 no acompanhamento de 8 meses, p = .000; d = 0.40 no acompanhamento de 12 meses, p = .000). Os resultados foram confirmados para o sofrimento psicológico, incongruência motivacional, experiência dos participantes em seus sistemas sociais pessoais e alcance geral de objetivos. Nenhum evento adverso foi relatado. Este estudo fornece a primeira evidência da eficácia a médio e longo prazos dos SCFs em uma população não clínica. As implicações dos achados são discutidas.