Um Ensaio Controlado de Preferência do Paciente
Mohammad Jafferany1 | Szergej Capec2 | Roman Yaremkevych3 |Yuriy Andrashko3,4 | Gabriella Capec2 | Martin Petrek2
1- College of Medicine, Central Michigan University, Saginaw, Michigan
2 – Faculty of Medicine and Dentistry, Palacky University, Olomouc, Czech Republic
3 – Medical Centre “Asclepius”, Uzhgorod, Ukraine
4 – Faculty of Medicine, Uzhgorod National University, Uzhgorod, Ukraine
A dinâmica familiar desempenha um papel importante nas dermatoses relacionadas à coceira. O objetivo do estudo foi avaliar a eficácia dos Seminários de Constelação Familiar (FCS) na redução da coceira na dermatite atópica (DA) e na psoríase. Trinta e um pacientes adultos com coceira crônica (16 com DA e 15 com psoríase) foram alocados para o grupo de intervenção (FCS + G) e grupo controle (CG). Os pacientes do FCS + G participaram de uma série de quatro seminários de FCS por 3 meses. Durante o período do estudo, todos os pacientes utilizaram apenas emolientes. A coceira foi avaliada por um questionário com 27 itens, e a condição da pele foi avaliada pelo SCORAD e PASI. A gravidade da coceira no grupo FCS + G diminuiu (Mediana; (25%;75%)) de 8,42 (6,57;11,92) inicialmente para 4,78 (1,36;9,14); p < 0,01
após 1 mês e (0,61 (0;6,66); p < 0,001) após 9 meses após a intervenção psicológica, sem alterações significativas no CG. Nos pacientes com DA no FCS + G, o SCORAD diminuiu (21,5 (14,4;40); 14,1 (7,3;15,5) p < 0,05; 7,2 (3,6;11); p < 0,05).
No grupo FCS + G, a coceira diminuiu tanto nos pacientes com DA quanto na psoríase, com mudanças visíveis menos significativas na pele dos pacientes com psoríase. A participação em FCS em uma série de quatro seminários tem um efeito alto (r = 0,53) na redução da coceira e um efeito alto (r = 0,74) na melhoria dos sinais de DA, com menor efeito na condição da pele em pacientes com psoríase por 4 meses. O efeito positivo do FCS aumenta gradualmente durante pelo menos 9 meses. São necessários mais estudos para en- tender a influência do FCS nos pacientes com coceira.
Resultados
Os seminários de Constelação Familiar têm um efeito significativo na redução da coceira (r = −0,53) e na diminuição dos sinais clínicos de dermatite atópica (r = −0,74), com um efeito menor na condição da pele em pacientes com psoríase durante uma série de quatro meses.
O efeito positivo da Constelação Familiar aumenta gradualmente ao longo de pelo menos nove meses e pode levar a uma maior redução da coceira e melhora na condição da pele em pacientes com dermatite atópica e psoríase.
Estudos adicionais com amostras maiores e colaboração internacional são necessários para entender os efeitos da Constelação Familiar em pacientes com der- matoses pruriginosas e distúrbios psicocutâneos.