Início
Em atuação no Brasil, o Centro de Excelência em Constelações Sistêmicas foi constituído no dia 22 de fevereiro de 2024, com 249 associados fundadores reunidos em assembleia geral com foco na defesa dos direitos humanos. Os participantes aprovaram o estatuto social e elegeram a primeira diretoria que tem como presidente a advogada Andréa Vulcanis, procuradora federal e mestre em Direito.“Somos um novo sistema que chega a essa vida com muita força e vigor para cumprir a sua missão de apoiar a excelência no campo das constelações”, declarou.
De acordo com o estatuto aprovado em Assembleia de Constituição Virtual, o Centro de Excelência “promoverá o desenvolvimento das Constelações Sistêmicas nas suas mais variadas modalidades, de forma comprometida com a democracia, a justiça social, os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável, sem qualquer discriminação por motivo de raça, credo, classe social, gênero, sexo, orientação sexual ou religiosa ou de qualquer outra natureza”.
O artigo 1º diz que o Centro de Excelência em Constelações Sistêmicas “é pessoa jurídica de direito privado, constituída na forma de associação civilsem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, com prazo e duração indeterminados, regida pelo estatuto e pelas normas da legislação brasileira, com atuação nacional e internacional”. A instituição tem sede e foro em Brasília (DF).
“Quero desejar para nosso querido Centro de Excelência muito sucesso e êxito, que o nosso propósito seja reafirmado todos os dias com força e dedicação”, ressaltou a presidente Andréa Vulcanis em seu pronunciamento após a eleição.
“Nós agradecemos a cada um por estar de mãos dadas nesse processo. Eu posso, do fundo do meu coração, me comprometer com todos que executarei a cada minuto o meu melhor. Espero que, muito em breve, possamos estar no lugar de excelência, abraçados nessa que é a causa da humanidade, do amor, das relações, da força maior que nos leva para o mais”, pontuou a presidente.
A primeira diretoria do Centro de Excelência em Constelações Sistêmicas no Brasil é formada pela médica Dagmar Ramos,Maria Izabel Rodrigues, Roseane Militão, Graça Guerra (psicólogas), Ingra Lyberato (atriz), Solange Rolla (psicóloga), Ricardo Mendes (economista), Suzana Wayand Dias (farmacêutica), Alexandre Eller(médico), Roseny Flávia (fisioterapeuta), AlziraCristina (psicóloga), Rita Pecucci (administradora de empresas) e Ana Paula Klein (psicóloga)

Assembleia de Constituição Virtual do Centro de Excelência em Constelações Sistêmicas, instituição que nasceu no dia 22 de fevereiro de 2024, com 249 associadosfundadores que aprovaram o estatuto social e a primeira diretoria que tem como presidente a advogada Andréa Vulcanis: “Essa é a causa da humanidade, do amor, dasrelações, dos compactos, da força maior que nosleva para o mais”
Fundamentos
De acordo com o estatuto social, o Centro é uma instituição “que tem por finalidade precípua a produção, expansão e difusão de conhecimentos e informações de excelência sobre as Constelações Sistêmicas, a partir das bases filosóficas de Bert Hellinger (psicoterapeuta alemão) e do pensamento sistêmico”.
“As Constelações Sistêmicas têm como objetivo, por meio da sua abordagem filosófica e método fenomenológico, apoiar os indivíduos, grupos ou organizações no processo de desenvolvimento pessoal e profissional ou organizacional nas dimensões física, comportamental, emocional, mental, social, espiritual, ambiental e outros”, diz o documento. “O Centro atuará em favor das Constelações Sistêmicas, gênero que compreende as variadas vertentes do mesmo pensamento filosófico, aí incluídas as Constelações Familiares, Organizacionais, de Saúde, Pedagógicas, Estruturais, Jurídicas, Artísticas, Políticas, Ambientais, dentre outras existentes ou que surgirem no desenvolvimento da abordagem”, aponta o estatuto.
Atividades
De acordo com o estatuto social, para cumprir sua finalidade, o Centro de Excelência poderá, entre outras atividades, produzir e divulgar informações e conhecimentos técnicos e científicos relacionados às Constelações Sistêmicas; fomentar estudos, projetos, cooperações técnicas e pesquisas científicas nacionais
e internacionais.
E mais: promover atos e ações de defesa das Constelações Sistêmicas de forma ampla, em relação a ataques, difusão de informações enganosas ou quaisquer formas de distorções ou informações falsas; promover debates técnicos e formação de estruturas teóricas que possam ser base e fundamento para o uso e aplicação da abordagem sistêmica por seus associados.
As iniciativas incluem estruturar a abordagem sistêmica de forma a recomendar práticas de excelência e facilitadores ou consteladores chancelados; promover o cadastro, avaliar, orientar, qualificar, capacitar, treinar, reconhecer, divulgar, regularizar e identificar facilitadores ou pessoas aptas a aplicar, com excelência, as constelações sistêmicas com o objetivo, inclusive, de formação de base curricular e histórico de atuação, podendo ainda examinar trabalhos realizados e expedir títulos de reconhecimento, selos e diplomações em categorias ou estágios de desenvolvimento.
As ações incluem estabelecer código de ética, de conduta e atuação de pessoas aptas e indicadas a aplicar as constelações sistêmicas; acompanhar o desenvolvimento e práticas pelo seu processo de aprendizagem contínua em fenomenologia, bem como promover supervisão e grupos de intervisão.
Os compromissos incluem promover eventos, congressos e ações deformação, educação continuada e permanente de profissionais eticamente responsáveis; divulgar à sociedade, de forma estruturada, as Constelações Sistêmicas e seus benefícios; realizar acompanhamento político e institucional de mídias e de formação da opinião pública; promover atuação e acompanhamento da regulamentação da prática no Brasil, por meio de lei; coordenar, editar, distribuir e comercializar revistas, livros e publicações em geral, próprias ou de terceiros, em meio impresso ou eletrônico.