Resultados de um Estudo Controlado Randomizado
Christina Hunger, Annette Bornhäuser, Leoni Link, Jochen Schweitzer e Jan Weinhold
Institute for Medical Psychology, Center for Psychosocial Medicine, University Hospital Heidelberg, Heidelberg Germany
Este estudo examinou a eficácia dos Seminários de Constelação Familiar (SCFs) na experiência dos indivíduos em seus sistemas sociais pessoais, especialmente a experiência de pertencimento, autonomia, harmonia e confiança. Conduzimos um estudo controlado randomizado, estratificado e balanceado, com avaliação cega.
Os participantes foram 208 adultos (Média de idade = 48 anos, DP = 10, 79% mulheres) que foram alocados aleatoriamente no grupo de intervenção (SCFs de 3 dias; 64 participantes ativos, 40 participantes observadores) ou no grupo de lista de espera (64 participantes ativos, 40 participantes observadores).
A mudança foi medida em curto prazo (seguimento de 2 se- manas e 4 meses) usando o Questionário de Experiência em Sistemas Sociais, domínio pessoal (EXIS.pers).
O EXIS.pers é uma nova medida de resultado sendo apli- cada pela primeira vez em pesquisa de avaliação. Além disso, usamos escalas interpessoais derivadas de medidas estabelecidas (Questionário de Resulta- dos, OQ-45; Ferramenta para a Avaliação do Progresso Psico-
terapêutico, FEP).
A média dos indivíduos no grupo de intervenção mostrou melhora na experiência em sistemas sociais pessoais, em comparação com aproximadamente 73% do grupo de lista de espera após 2 semanas (pontuação total:ddeCohen=.61,p=.000)e 69% do grupo de lista de espera após 4 meses (pontuação total: d=.53,p=.000).
Os resultados foram confirmados nas análises por protocolo (n = 191) pelos resultados das dimensões do EXIS.pers (Pertenci- mento, Autonomia, Harmonia e Confiança) e das escalas inter- pessoais derivadas do OQ-45 e FEP. Nenhum evento adverso foi relatado. Este ECR fornece a primeira evidência de que os SCFs tendem a influenciar positiva- mente a experiência dos participantes em seus sistemas sociais.