O Centro de Excelência em Constelações Sistêmicas (CECS), instituição nacional e internacional voltada para o bem-estar e desenvolvimento integral das pessoas e organizações, manifesta irrestrita solidariedade à primeira presidente da associação, atual secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), Andréa Vulcanis, diante das declarações ofensivas, misóginas e profundamente desrespeitosas proferidas pelo prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, em recente entrevista à Rádio Difusora.
As falas do prefeito não apenas tentam desqualificar a secretária como mulher, profissional, gestora pública, advogada, mestre em Direito e procuradora federal, como também desconsideram a gravidade da crise ambiental e o colapso na gestão dos lixões mantidos pelos municípios.
Os ataques ocorreram logo após Andréa Vulcanis ser aplaudida de pé por sua palestra com o tema “Políticas públicas, meio ambiente e saúde planetária”, durante o 3º Congresso Mundial de Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa (WCTCIM), realizado no Rio de Janeiro (foto). O evento foi promovido pelo Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (Cabsin), em parceria com outras instituições científicas e acadêmicas.
Atacar a autoridade técnica de uma mulher por meio de adjetivos carregados de preconceito e desdém revela o quanto o caminho para a equidade de gênero nos espaços de liderança ainda exige posicionamento firme da sociedade civil e das instituições.
O CECS reafirma sua total confiança na integridade, imparcialidade e alta qualificação técnica da secretária Andréa Vulcanis. Trata-se de uma referência nacional na área de meio ambiente e uma das vozes mais comprometidas com a agenda de sustentabilidade em Goiás e no Brasil.
Sua atuação ao longo de quase sete anos à frente da Semad se destaca pela seriedade, pelo compromisso ético e pela transparência — virtudes essenciais para a condução de uma pasta técnica e estratégica no contexto da emergência climática global.
O ataque direcionado à secretária ocorre justamente quando sua equipe técnica executa medidas corajosas e legalmente respaldadas para conter retrocessos ambientais estruturais, como a atuação de lixões irregulares, cuja falta de regulamentação por parte de municípios representa uma afronta à legislação e à saúde coletiva.
É preciso que se reflita sobre a tragédia ambiental de Padre Bernardo, no Entorno do Distrito Federal, apontada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) como a mais grave em Goiás desde o Césio-137.
O rompimento da estrutura do lixão liberou cerca de 60 mil metros cúbicos de resíduos sólidos que atingiram áreas de vegetação nativa do Cerrado e o Córrego Santa Bárbara, em Goiás.
O desastre é resultado direto da inércia administrativa de municípios diante da responsabilidade de encerrar atividades ilegais em áreas de descarte inadequado de resíduos sólidos.
O CECS se junta à manifestação contundente do Conselho Estadual da Mulher (Conem), que classificou como “ofensivo, machista e inaceitável” o comportamento de Mabel ao reafirmar que mulheres não devem ser “controladas” — devem ser respeitadas.
A capacidade intelectual, gerencial e transformadora das mulheres nas estruturas de poder não exige autorização nem validação. Ela se impõe por mérito, competência e resultados. A atuação da secretária Andréa Vulcanis é um marco no enfrentamento dos gargalos históricos do setor ambiental no Brasil.
A trajetória de Andréa Vulcanis honra a ciência, a política pública de elevado padrão e o papel das mulheres na construção de um Estado mais justo, ético, sustentável e democrático.
O CECS se une em defesa de sua dignidade e reconhece o valor de sua liderança como exemplo de excelência no serviço público.
O Brasil precisa de mais vozes como a de Andréa Vulcanis — firmes, técnicas, comprometidas com o bem comum e capazes de enfrentar poderosas pressões em nome da legalidade e da vida.
A ela, nossa irrestrita solidariedade, profundo respeito e pleno reconhecimento por sua liderança transformadora no serviço público.
Brasília, 28 de outubro de 2025.
Centro de Excelência em Constelações Sistêmicas (CECS)



