Resultados de um Ensaio Controlado Randomizado

Jan Weinhold, Christina Hunger,
Annette Bornhäuser, Leoni Link, Justine Rochon, Beate Wild e Jochen Schweitzer

Hospital Universitário de Heidelberg, Heidelberg, Alemanha

O estudo examinou a eficácia de seminários de constelação familiar não recorrentes na saúde psicológica. Foi realizado um ensaio controlado randomizado monocêntrico, cego, estratificado e equilibrado (RCT).

Após escolherem seus papéis para participar de um seminário de constelação familiar como participante ativo (PA) ou participante observador (PO), 208 adultos (M = 48 anos, DP = 10; 79% mulheres) da população geral foram aleatoriamente designados para o grupo de intervenção (GI; seminário de constelação familiar de 3 dias; 64 PA, 40 PO) ou um grupo de controle de lista de espera (GCLW; 64 PA, 40 PO).

O GI mostrou um funcionamento psicológico significativamente melhorado (d = 0,45 no acompanhamento de 2 semanas, p = .003; d = 0,46 no acompanhamento de 4 meses, p = .003). Os resultados foram confirmados para o sofrimento psicológico e a incongruência motivacional. Nenhum evento adverso foi relatado. Este RCT fornece evidências para a eficácia da constelação familiar em uma população não clínica. As implicações dos achados são discutidas.

Fique por dentro

Assine nossa newsletter gratuita