O presente artigo relata a experiência terapêutica de Constelação Familiar ou Sistêmica em uma Escola de Ensino Fundamental
e Médio ,da rede pública, em Fortaleza (CE), Brasil. O projeto de Constelação Familiar nesta escola surgiu da grande demanda de
apoio aos estudantes com dificuldades de aprendizagem e comportamento, percebida pela equipe técnica. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa foram realizados utilizando como técnicas a terapia de constelação familiar, análise de entrevistas com
os alunos, pais e professores, e observação do comportamento dos estudantes que participaram das constelações familiares, dentro
da rotina escolar. Os resultados iniciais propostos atenderam a expectativa da intervenção pedagógica.
Resultados
Os resultados iniciais desta investigação apontaram um grande envolvimento com o projeto por parte dos alunos, mudanças comportamentais em sala de aula, assim como maior interesse pela aprendizagem, redução de conflitos com colegas e professores. Há demandas de outros alunos que não realizaram sua constelação familiar solicitando oportunidade para participar do projeto terapêutico, dentre outros.
Acredita-se que uma janela se abre para estudos futuros no tocante à expansão de pesquisas com constelação familiar em contextos escolares, e que se possa estabelecer uma pedagogia sistêmica, ampliando a atuação pedagógica onde se incluam a família e seu entorno social, contribuindo para a aprendizagem e desenvolvimento psicossocial de crianças e jovens.